Gestão com Burocracias, Incomunicação e Retrabalho
Em meio ao atual ritmo de crescimento do mercado, processos de gestão ineficientes burocráticos, tornam custoso o funcionamento de uma empresa. Porém para não perder a visão 360º do negócio, e o controle, é necessário muitas vezes ter burocracia.
Com sistemas de comunicações falhos, deixando a empresa sem uma direção clara. Várias equipes trabalhando com visões diferentes sobre os objetivos da empresa. Isso tudo cria um ambiente de conflitos e estresse, deixando colaboradores frustrados que não se sentem bem trabalhando na empresa. Muitas empresas utilizam-se de mecanismos complicados de comunicação formal como memorandos e formulários, ocupando a maior parte do tempo do colaborador com estes, e tornando os processos lentos.
Com todo um sistema de gestão desintegrado, burocrático e incomunicável, vários colaboradores realizam trabalhos repetitivos em várias áreas da empresa. Como exemplo, o RH de uma empresa processa e calcula a folha de pagamento de todos os colaboradores, e então remete um memorando ao financeiro para efetivar o pagamento, e então o financeiro tem que inserir estes dados novamente para realizar o pagamento.
Os remédios mais comuns
Quando enfrentando estes problemas, com a equipe trabalhando duro para mal conseguir manter o trabalho em dia. Muitos gestores acreditam que a solução é aumentar os recursos humanos. E isto pode funcionar por um tempo, mas logo você começa a enfrentar o problema de controlar os novos colaboradores, e o ciclo se repete.
Outros gestores creem que a capacitação das pessoas resolverá o problema, e isto vai funcionar por um tempo. E em um outro momento o gestor esta tentando conciliar a informação em vários sistemas independentes que os colaboradores capacitados criaram. Isto também causa um problema de acesso a informação, pois muitos tem acesso a informações privilegiadas.
Existe solução?
Existe sim solução para estes problemas. Que é utilizar um sistema que coleta todas as informações da empresa em um banco de dados integrado. A integração tem que estar em todos os departamentos, e deve haver um rígido controle de acesso a informação. Com colaboradores capacitados, e com uma ferramenta de trabalho eficiente, é possível embarcar em novos projetos, e focar no crescimento da empresa. Quando anteriormente mal se consegue manter a empresa viva sem se afogar num oceano de diferentes problemas.
Pensando e enfrentando estes tipos de problemas nasceu o S.A.ERP, no qual exploramos as opções para manter um sistema mínimo e eficiente. Um sistema que faz somente o que é necessário, não fica burocratizando os processos, confere a integridade dos dados por sistemas computacionais. Eficiente ao manter todos os dados de métricas e de gestão dentro de um só sistema, mantendo todo o controle da empresa em um único ponto. E garantindo a segurança dos dados, sem permitir acessos indevidos de pessoas sem privilégios.
Por: Nilton Gabriel