Na sigla em inglês, ERP significa Enterprise Resource Planning e, em bom português, quer dizer Planejamento de Recursos Empresariais. Trata-se de um software fundamental para o gerenciamento dos recursos de uma empresa, sejam estes humanos ou materiais.
O gerenciamento é feito mediante o registro de todas as operações executadas no negócio, sendo que a exibição desses dados de forma inteligente é o diferencial para que os dirigentes possam tomar decisões com base em informações reais, em tempo hábil. Uma empresa para tomar decisões acertadas depende de uma análise confiável de sua real situação e o ERP vai fornecer essas informações.
Nesse cenário, ao escolher um ERP para o seu negócio, o empresário necessariamente deve considerar se o software atende todos os requisitos das informações e processos com os quais a empresa trabalha. São pontos fundamentais a atualização constante do sistema, a aderência ao modelo de negócios do cliente – permitindo habilitar, desabilitar e personalizar funcionalidades – e a total integração entre os módulos. Desta forma, quando é feita uma operação no sistema, gera-se automaticamente a movimentação de todas as áreas pertinentes àquele movimento.
A incapacidade do software em atender de modo pleno a totalidade dos processos vai resultar em retrabalho, lentidão, ações duplicadas , inconsistências e perda de competitividade, à medida que os dados gerados podem não apresentar com segurança um retrato fiel da exata situação da empresa.
Joab Moreira da Silva, sócio proprietário da SAERP